Na tarde de ontem (22), foi realizada uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Tobias Barreto/SE, promovida pelo Promotor de Justiça Dr. Paulo José.
Participaram: Breno Messias, assessor da Secretaria de Estado da Saúde, a Deputada Estadual Valdiná Almeida, o prefeito e vice de Tobias Barreto/SE, Dilson de Agripino e César Prado, o superintendente da UPA, Jhonatan Fagundes, o presidente Câmara de Vereadores de Tobias Barreto/SE, Gal de Filó e os vereadores de Tobias Barreto/SE, Junior Cisneiros e Toinho Barreto.
Foi debatida a atual situação da Unidade de Pronto Atendimento de Tobias Barreto, a qual, tem atendimento que extrapola a sua capacidade de prestação, inclusive realizando internamentos superiores a 24h, o que não é recomendável em razão de sua limitada estrutura.
A covid-19 tem sido um grande problema também para a UPA São Vicente de Paulo, a qual, em razão da superlotação do sistema estadual de saúde, tem tido dificuldade de regulação de pacientes para unidades especializadas.
A situação pandêmica suscitou no Ministério Público a viabilidade de transformar a UPA em uma unidade de saúde mais complexa e com maior estrutura de cuidado á saúde dos Tobienses e dos baianos assistidos em razão da universalidade da saúde.
A Secretaria de Estado da Saúde se prontificou em estudar a necessidade técnica e financeira da ampliação dos serviços de saúde da unidade e ficou definido que daqui há, aproximadamente, 30 dias, prestará as devidas informações.
ASCOM – Câmara de Vereadores da cidade de Tobias Barreto/SE